23.3.15

Como funcionam as eleições na Irlanda?

O direito ao voto é um aspecto muito importante - especialmente pra quem se interessa por política - e de modo diferente do Brasil, na Irlanda o voto não é obrigatório e portanto fazer parte em um processo eletivo é uma questão de escolha.
Como as pessoas optam por votar é necessário que se faça um registro.

eleicoes_irlanda_votacao

Residentes na Irlanda de diversas nacionalidades (pessoas que normalmente moram na Irlanda e não que estão somente aqui de férias ou por uma temporada de 6 meses, por exemplo) e que tem mais de 18 anos têm direito ao voto em determinadas eleições de acordo com a nacionalidade do mesmo.
Veja só as especificações:

Cidadãos irlandeses tem direito a votar em todas eleições e todos referendos feitos na Irlanda;
Cidadãos britânicos podem votar durante eleições locais, européias e do Dáil (parte do Parlamento da Irlanda).
Cidadãos europeus podem votar nas eleições locais e européias.
Cidadãos que não são da União Européia, incluindo Brasil, podem votar em eleições locais, ou seja, nas votações da Câmara Municipal (City Council) e do Conselho Regional do Condado (County Council).

Ou seja, se você é residente na Irlanda, você também pode ter participação ativa na escolha das pessoas que administram e organizam o país.
O Registro para Voto é um documento público que contém os nomes do eleitores, endereços, sessões eleitorais e categorias de eleitor para cada eleitor registrado. Para quem se interessa por política e quer ter o direito de voto, não esqueça de se registrar junto à sua Câmara Municipal, correios ou biblioteca pública. É também possível fazer o registro pelo site CheckTheRegister.ie

Um comentário:

  1. Ótimo post, eu não sabia...

    bj

    http://nandaaflordapele.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...