26.11.14

É verdade que sentir frio emagrece?


Tremer de frio ou andar de bicicleta convertem o tecido adiposo branco (indesejadas gorduras que armazenam energia no corpo) em tecido adiposo marrom (queimam energia para gerar calor).Na pesquisa, indivíduos que tremeram por 10  a 15 minutos em uma sala refrigerada e que fizeram uma hora de bicicleta a um ritmo moderado produziram a mesma quantidade do hormônio que estimula essa conversão.

O estudo foi coordenado pelo cientista australiano Paul Lee, do Instituto de Pesquisas Médicas Garvan, em Sydney, nos Institutos Nacionais de Saúde americanos (NIH, na sigla em inglês), em Washington.As conclusões foram detalhadas na publicação científica Cell Metabolism.

"Quando sentimos frio, primeiro ativamos a nossa gordura marrom, porque queima energia e emite calor para nos proteger. Quando essa energia é insuficiente, o músculo se contrai mecanicamente, ou treme, gerando calor dessa forma", explicou Lee.

Gordura boa


A gordura marrom é um mecanismo evolutivo que os humanos desenvolveram para enfrentar as baixas temperaturas da Terra. É encontrada em animais que hibernam, como os ursos, e ao redor do pescoço de bebês recém-nascidos, incapazes de se proteger do frio por conta própria.

Na pesquisa coordenada por  Paul Lee, voluntários foram expostos a temperaturas entre 12 e 18 graus centígrados,
depois foram convidados a participar de exercícios físicos para comparar os dois processos. "Descobrimos que fazer bicicleta por uma hora em ritmo moderado produziu a mesma quantidade de irisina ( hormônio do esporte) que tremer por 10 a 15 minutos", disse Lee.

"Nossa especulação é que o exercício físico imite o ato de tremer, pois há contração muscular durante ambos os processos", afirmou. "E que a irisina estimulada pelo exercício tenha evoluído a partir do ato de tremer de frio."

As conclusões de Lee apontam na mesma direção de outras pesquisas que também relacionam a queima de calorias à exposição moderada a baixas temperaturas, então sentir frio tem lá seus benefícios.

Fonte: Dublin para Brasileiros

Um comentário:

  1. q merda de matéria... como vc perde tempo escrevendo tanta asneira!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...