8.9.14

O nacionalismo do brasileiro no exterior


Só de pensar nisso já me da uma certa angústia. O fato é que, no Brasil, os brasileiros reclamam do próprio país e alguns até dizem que preferiam ter outra nacionalidade.
Faz parte. Pessoas que viajam pouco tem essa ideia - um tanto precipitada - de que os outros países são melhores ou mais organizados. 

Mas existem pessoas que quando chegam no exterior (especialmente para residir permanentemente), de repente para elas o Brasil vira como se fosse uma prova da existência de um ser divino, e tudo que vem dele, são rastros dessa divindade. Mas pare e pense comigo: se o Brasil é assim tão maravilhoso, por que não volta pra ele?! 

Então eu me pergunto o porque disso. E não consigo obter nenhuma hipótese ou idéia do motivo disto. No entanto, é normal as pessoas mudarem de conceitos e opiniões (e isso deve ser respeitado). Mas por favor, faça isso em silêncio.

O que eu quero dizer com isso? Não é educado você gritar pra deus e pro mundo que é brasileiro (e cantar nosso hino) no dia de St. Patricks na Irlanda, por exemplo. E nem sair por aí berrando em frente a moradias que seu time ganhou quando já são 10 horas da noite. Não digo que todos brasileiros fazem isso, mas já vi acontecer algumas vezes - e isso não transmite uma boa imagem do nosso povo.

No mais, pare e pense um pouco antes de acreditar que o Brasil é o melhor país do mundo. Primeiro por que, não existe "o melhor país do mundo", todos os países tem suas qualidades e defeitos, e segundo por que, mesmo que existisse um país ideal ele com certeza não teria altos índices de desigualdade social e as pessoas que trabalham não teriam que dar a vida pra comprar bens necessários, como uma casa ou um carro.

Não estou dizendo que é errado ser patriota (até por que eu me considero uma), mas é errado ser exageradamente patriota - e nas horas erradas. O intercâmbio serve para nos  misturarmos com a cultura local - e para isto, é necessário respeitá-la.

2 comentários:

  1. Vim pro exterior e mesmo assim nao sinto falta do Brasil.. no mais, acho nacionalismo e patriotismo as coisas mais babacas do mundo, somos todos seres humanos, nacoes sao apenas linhas imaginarias criadas por Estados para controlar o rebanho de pagadores de impostos

    ResponderExcluir
  2. Acredito que isso nao de uma ma impressao do pais! Esta coisas na verdade, mostram o quanto o Brasileiro é alegre! E isso eu escuto dos proprio Irlandeses! O que nos deixa com ma fala aqui, sao as mulheres sem auto respeito, pessoas furtando ate etiqueta de lixo e calcinha na peneys! Brasileiro querendo se dar bem fora de casa por achar que sao mais esperto que os outros.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...