18.8.14

O termo "stranger"


Decidi hoje escrever sobre este termo um tanto ofensivo e que muitos brasileiros desconhecem o significado.
"Stranger" pode significar "estranho" ou "estrangeiro". Felizmente, não criamos nenhum termo como este no Brasil para tratar os estrangeiros. Porém, nos países de lingua inglesa o termo é utilizado e mostra-se presente entre os nativos.

A pichação da foto acima que foi encontrada em Dublin, na Irlanda significa em português "sente-se um estrangeiro em seu proprio pais?" demonstra o quanto é revoltante para alguns irlandeses a presença de muitos estrangeiros - ou "strangers" - como eles denominam - vivendo no país. Isso demonstra que a diversidade cultural que existe na Irlanda pode ser entendida como uma ameaça social para muitos irlandeses - afinal, a maioria dos estrangeiros vai ao país em busca de um emprego que segundo eles, é "roubado" dos nativos.

Casos de pichação xenofóbica são encontrados com frequência no país e ja foram abordados aqui no Martina nas Viagens algumas vezes. Atualmente o governo não tem tomado medidas para conscientizar a população sobre a diversidade cultural e o novo mundo globalizado em que vivemos, e a situação encontra-se um pouco tensa para os estrangeiros que estão a chegar no país em busca de emprego.

Para ler mais sobre xenofobia na Irlanda, acesse:

http://www.martinanasviagens.com.br/2014/01/polemica-de-xenofobia-na-irlanda-alugar.html

http://www.martinanasviagens.com.br/2013/11/nao-existe-preconceito-e-nem-xenofobia.html

http://www.martinanasviagens.com.br/2012/09/tags-o-que-comer-no-intercambio.html



Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...