2.8.14

Quando as pessoas vão viajar e esquecem a educação em casa


Este texto que aqui irei escrever exigirá um pouco de paciência, maturidade e bom senso dos leitores (especialmente dos que são brasileiros e que moram no exterior). Devido a algumas situações em que passei no exterior (em Portugal e na Irlanda) sempre me questionei: "Por que os brasileiros daqui agem desta forma?"

Notei que os brasileiros que conheci no exterior agem de forma diferente da forma que os brasileiros que moram no Brasil agem. Eles agem forma muito menos discreta ou até menos educada. E daí tem gente que vai pensar: "Ah, mas tu estas generalizando". Sim, criatura, é óbvio que estou generalizando! Como posso falar de uma nação sem generalizar? 

Também não estou dizendo que as outras nacionalidades quando viajam não saem por aí falando super alto e fazendo algazarra (por sinal, americanos adoram fazer isso aqui pela Europa). Aliás, se fosse só este tipo de atitude que vejo por aqui eu não estaria escrevendo este texto, pois o que me faz pensar sobre as nossas "atitudes desrespeitosas" aqui é frequência com que elas acontecem e as histórias de casos isolados que envolvem mentiras, corrupção e até roubos entre brasileiros que vivem no exterior.  Eu não acredito no jeitinho brasileiro, mas existem casos isolados que aconteceram comigo e com outras pessoas que conheci, e me assusta a frequência deste tipo de situações desagradáveis. 

Brasileiro reclama da xenofobia na Europa, critica os nativos, critica os outros estrangeiros e acha que vem do país mais legal do mundo. Tá, cada um pensa o que quiser, mas se você esta no pais dos outros, precisa respeitar a cultura dos outros. Já perdi a conta do número de brasileiros que reclamou do modo como os europeus são. Minha gente, tenham um pouco de bom senso ou voltem pra casa!

Parece que é muito mais fácil fazer amizade com outros brasileiros, e sendo assim, o interesse em enturmar com pessoas de outros países diminui. Isso é natural, até por que há muitos brasileiros em muitos países, mas não nos da o direito de falar mal da cultura dos outros.
Queria terminar este texto dizendo esta frase: trate os outros da forma como gostaria de ser tratado, e talvez não sentirá xenofobia e nem preconceito no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...