26.6.14

O esteriótipo da mulher brasileira

É natural que as pessoas criem esteriótipos sobre as outras nacionalidades. As pessoas que não tem o costume de viajar ou de informar-se sobre as outras culturas podem criar preconceitos também. 

Países, ambientes, lares e famílias mais conservadoras também podem influenciar a forma como as pessoas pensam sobre as outras culturas - algumas vezes gerando ideias preconceituosas - assim como pessoas que têm a chance de ter contato e conviver com outras nacionalidades podem desenvolver ideias e conceitos menos preconceituosos. Graças a isso, nós encontramos diversas opiniões sobre a imagem da mulher brasileira no exterior. 


Mas a imagem de uma mulher bonita, morena e com um bumbum farto sambando semi nua é o que chama a atenção e o que representa a essência da brasileira no exterior. Aliás, somos o país do carnaval, do samba e do futebol, não é mesmo? Que outra imagem poderiamos ter?  

E eu respondo a vocês: de prostitutas. Especialmente em países como a Espanha, Portugal e Itália. Nos últimos anos - especialmente quando não havia a famosa crise europeia - em diversos países europeus houve uma imigração de brasileiros a procura de sub empregos. Infelizmente, muitos se submeteram as facilidades do trabalho na área do tráfico e na prostituição como alternativa para receber um bom salário na moeda do euro.

E vamos esclarecer por que isso ocorreu desta forma: o Brasil é um pais subdesenvolvido, que sofre de níveis de desigualdade sociais significativamente altos, e muitos brasileiros que viviam uma realidade de pobreza e necessidade de emprego arriscaram atravessar o oceano em busca de melhores oportunidades. Alguns, com verdadeiras propostas de emprego garantidas. Outros, sem propostas. Outros, enganados e até explorados. Muitos deles, mulheres. 

Na Holanda, a prostituição é legalizada assim como o uso de entorpecentes. A partir daí, há mais chances de haver preconceitos pelo país e pelas suas leis. A imagem que a mídia divulga (de qualquer país que seja) para o exterior influencia muito a forma como são vistas as pessoas que nascem neste país

E infelizmente, a imagem que o Brasil divulga tende a ser sempre a mesma. Nas praias, aparecem as mulheres com a parte de baixo do biquini dentro do bumbum. No carnaval, as mulheres estão semi nuas na passarela. Em diversos estilos musicais, dançamos até o chão com shorts muito curtos e com movimentos ousados. E no final, só podemos concluir uma coisa: este é o esteriótipo divulgado da mulher brasileira por que é isso que chama a atenção. É isso que da dinheiro! 

É claro que na realidade do dia a dia, nós, mulheres brasileiras somos profissionais, trabalhadoras,  estudantes, sonhadoras, determinadas, etc assim como diversas mulheres de qualquer país do mundo. E obviamente, temos muitas qualidades que infelizmente não são vistas. 

Também não somos todas morenas ou negras. E muitas de nós mal sabem sambar. Outras, nem gostam de ir a praia. Mas quem se importa? Só a gente mesmo. Por que os outros países ainda irão nos ver sambando. Ou jogando futebol. Ou com um biquini brasileiro pegando um bronzeado na praia. Ah, quem me dera poder pegar um bronzeado!


Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...