14.5.14

Requerimentos para viajar com animais para Europa

Desde 1 de janeiro de 2012 houve a implementação de um novo sistema de passaportes para animais de estimação dentro da União Européia. Dentro desta nova perspectiva animais de estimação como gatos, cachorros e ferrets podem circular pelos países da União Européia sem problemas uma vez que o passaporte funciona como um comprovante das vacinas que foram dadas e que o bichinho é registrado, ou seja, ele é o que indica que tudo está em ordem.O Brasil é um dos países considerados de alto-risco e por isto não é considerado como qualificado para trânsito livre de animais. Por este motivo há uma série de quesitos que seu animal de estimação deve preencher caso você queira trazê-lo para a Europa.

- O animal deve ter um microchip implantado (primeiro passo).
- O animal deve receber a vacina anti-rábica.
- O animal deve ter feito exame de sangue e não ter apresentado problemas, com pelo menos 3 meses de antecedência à entrada no país.
- O animal deve obter um certificado veterinário (Veterinary Certificate) que é emitido ou endossado pelas autoridades brasileiras.
- O animal deve ter passado por tratamento anti-tênia (solitária) entre 24 e 120 horas antes da viagem e estes tratamentos devem constar no passaporte. Não é obrigatório fazer tratamento anti-carrapatos, mas é recomendado.

A entrada do animal de estimação deve ser feita via aérea. O seu animal de estimação será então transferido para as instalações de quarentena somente para a inspeção e tudo será feito no mesmo dia. Se seu animal de estimação estiver com tudo em ordem ele/ela será liberado/a. Todos os custos, incluindo transporte são por conta do dono do animal.

Se o seu animal de estimação que veio do Brasil vier de avião e não atender aos requisitos acima o Departamento competente pode decidir se o animal terá de retornar para o país de origem ou se será encaminhado para quarentena pelo período máximo de 4 meses. Os custos, tanto do retorno como da quarentena, ficam por conta do dono do bichinho.

Se o seu animal de estimação que veio do Brasil vier balsa ele será inspecionado.O Departamento da Agricultura recomenda que os animais que vem de países que não fazem parte da União Européia (como o Brasil) devem ser transportados por uma das companhias aéreas aprovadas como Aer Lingus, Lufthansa e Emirates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...