26.2.14

Porque o Brasil não vai pra frente

Esses dias eu vi um comentário em uma discussão sobre o trabalho da polícia brasileira no facebook. Un
s reclamavam e outros elogiavam. O comentário que eu vi era sobre o salário da polícia brasileira no facebook. Choca-me o tamanho da ignorância enraizada na mentalidade de algumas pessoas da nossa atual sociedade.
O comentário foi este:
"não existe salario baixo existe mal administração e mal escolha em profissão se não esta contente vira politico .ladrão ou muda de país só seja esperto nao espera alguém fazer por vc ."

Nos perguntamos por que tanta violência, tantos assaltos, tanta injustiça, tanta pobreza, salários baixos e tanta bagunça no nosso país. Mas gente, esse é apenas o reflexo da mentalidade dos brasileiros.
Muitas pessoas são tão ignorantes, e  manipuladas por um governo corrupto, explorador e até ditatorial em alguns aspectos (pois não se pode protestar mais a qualquer momento e em qualquer lugar) e mesmo assim, ignora-se isso e foca-se nos outros problemas que são apenas consequencias dos maiores problemas brasileiros: o governo, a mídia e a falta de verba pra educação (que é a base de uma sociedade). Julgamos os pobres e os favelados e excluimos o nosso povo. Temos que nos amar e nos apoiar. Somos uma nação juntos.

Familias desestruturadas que não recebem nenhum auxilio ou mesmo compreensão do governo e da sociedade geram crianças sem destino, sem rumo e sem objetivos na vida. Estas crianças representam parte do futuro do pais, que por sinal, vai de mal a pior. E estas mesmas crescem e acabam se perdendo no tráfico, nas drogas, etc. Também cometem furtos e se tornam violentos.

A ignorância do nosso povo deve ser questionada. As pessoas que falam esse tipo de coisa (como a pessoa que falou aquilo acima) devem ser julgadas. Nós temos que apoiar o trabalhador brasileiro e valorizar as profissões e o trabalho em sí. Nós temos que mudar.
Enquanto nós nos preocuparmos com  "os nordestinos que votam errado", o cara que roubou um celular ou o homem que trafica, vamos parar de pensar nestes acontecimentos que são so consequencias de um sistema, governo e país que exclui e reprime o seu proprio povo.

Por que eu tenho certeza de que estes que roubam ou traficam, não roubam ou traficam por que querem, mas sim por que no Brasil ganha-se mais roubando ou vendendo drogas do que trabalhando. Por que o custo de vida  em muitas de nossas cidades torna o salário minimo brasileiro uma piada. Sim, é uma piada. As pessoas trabalham o dia inteiro pra ganhar uma miséria. E se querem estudar, não há vagas na faculdade. E se há, o ensino passado (nas escolas públicas) não sustenta a rigidez do curso. E se querem trabalhar, não há apoio do governo para conseguir emprego. E não há indicação para todos. É mais fácil conseguir a bolsa família ao invés de conseguir um emprego. E com certeza muitas prostitutas que trabalham nas ruas a noite preferiam ter outro emprego (principalmente um emprego menos arriscado), mas o problema é que desde crianças elas precisam trabalhar para se sustentar, e assim elas se acostumam com a vida que levam. Não é preguiça de trabalhar, é que ganha-se mais com prostituição do que trabalhando de balconista. Parem de julgar e comecem a perceber que o problema é maior do que aparenta ser.

Não, a violência não existe por que as pessoas gostam de matar. As pessoas não gostam de matar, as pessoas guardam ódio do passado. Os pobres são tratadas como lixo desde crianças, tendo que pedir dinheiro na rua, vender doces no sinal ou juntar latinhas. O medo que sentimos ao andar na rua de noite existe por que um dia há muitos anos atrás na escola, muitos de nós (classe média, classe média alta e ricos) rimos de alguém ou excluímos alguém por que essa pessoa aparentava ser mais humildade.

Essa pessoa passou a vida inteira dela recebendo olhares estranhos, ou por ser negra, ou por não ter o que vestir para ir a um restaurante ou outro local do tipo.... simplesmente por ser pobre. E sim, esse individuo guarda ódio, e com razão.
Nós colhemos daquilo que plantamos. O Brasil não é um país de todos. O Brasil é um país de RICOS.


2 comentários:

  1. Me chamo Tarcísio Ribeiro, sou de família pobre, meu pai só fez até 7° série, Minha mãe completou o fundamental ano passado, nunca tive luxo nenhum, mas nunca me faltou nada. Tem horas que fico realmente assustado com a vida que algumas pessoas mais afortunadas levam, parece que elas vivem em um mundo diferente do meu. Muitas vezes, infelizmente, me pego sentido inveja delas, porém me lembro que há pessoas aqui mesmo na minha cidade que vivem em um mundo bem mais dificil que o meu, mesmo assim é dificil não perceber a desingualdade social no Brasil.

    Estou cursando minha 1° graduação, espero que daqui uns anos não tenha que depender tanto do governo, que possa conseguir construir um futuro com meu esforço... mas mesmo se eu consegur ainda assim essa grande desinguadade social no Brasil vai continuar para maioria da população... Pelo menos até o povo brasileiro dizer um basta e decidir fazer as mudanças necessárias ele mesmo e parar de acreditar nesse conto de fadas que vai cair do céu político honesto que vai mudar tudo... O mentalidade da população que deve mudar...

    Sinceramente gostei muito do seu texto... quem derá que todos brasileiros enxergacem problemas do Brasil como você.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...