25.10.13

É verdade que os europeus são frios ou antipáticos?

Não, eles são apenas frios com quem eles não conhecem. Trata-se de uma cultura completamente diferente da nossa. No Brasil, é normal cutucar desconhecidos e tocar nas pessoas o tempo todo. Na Europa, existe uma distância na hora que você fala com pessoas que acabou de conhecer. A maioria dos europeus demora mais tempo do que os brasileiros para contar sobre sua vida pessoal e para compartilhar seus sentimentos. Americanos, canadenses, australianos, japoneses e muitas outras nacionalidades  também são assim. Com essa característica, eles tendem a demorar mais tempo para confiar em alguém.
O brasileiro é sim muito dinâmico, animado, amigavel e conversador.
E sim, isso significa que os europeus levam mais tempo falando sobre o tempo ou sobre o que eles fazem da vida, ao invés de falar sobre sua vida, seus problemas pessoais, sobre sua família ou sobre seus relacionamentos  (o que pode tornar a conversa simples ou rápida). Mas isso não significa que eles sejam antipáticos; é culturalmente o jeito normal deles. É claro que se você chegar falando "hi" pra um europeu na rua ele vai te virar a cara (espero que vocês saibam que se diz excuse me antes de pedir informação na rua).
Eles não tocam em estranhos, respeitam muito o espaço dos outros e as escolhas dos outros também (coisa que o brasileiro poderia aprender quando tem a oportunidade de morar na Europa).
Os europeus podem nos ensinar muito, assim como nós podemos ensinar muito a eles também; basta se envolver com eles (o que não é sempre fácil) e aprender com essa cultura diferente (eis então, um dos principais objetivos do intercâmbio).
Infelizmente, o que eu vejo é brasileiro grudado em brasileiro (por ser mais difícil envolver-se com  pessoas de outras nacionalidades).
E já vi gente que quando finalmente teve a oportunidade de conversar com um estrangeiro, essa pessoa não aproveitou para aprender coisas novas sobre essa cultura, por que preferiu continuar a conversa com os brasileiros.
Então, não pensem que os europeus sejam antipáticos ou grosseiros. Trata-se de uma cultura diferente, de pessoas que demoram para se abrirem e para confiar nos outros. Mas quando essa confiança acontece, muitas vezes você pode confiar mais em um europeu do que em um brasileiro.
Esse é o meu ponto de vista.
Até o próximo post.
Beijos

4 comentários:

  1. rs, e a mais pura verdade!

    Parabens pelo blog.

    chezsimoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu já fiz algumas viagens para Europa e fui muito bem tratada em todos os lugares, todos muito educados e prestativos, mais até que em lugares turísticos no Brasil. Eles valorizam muito o turista ao contrário do Brasil que só quer explorar os turistas.
    É como foi dito no blog, é cultural.

    Pelo Brasil e o Mundo! http://carlalorenabh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Acho que eu sou meio como eles então, pra mim conversar com uma pessoa eu tenho que ter intimidade. Mas no meu caso é porque sou tímida.

    ResponderExcluir
  4. finalmente algo útil na net! eu não preciso mais ficar repetindo... em resumo = Like Ctba vc q é do Sul entende! ;)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...