28.7.13

Problemas com o trabalho de Au Pair


Como se não bastasse toda a exploração e trabalho não pago que os estrangeiros frequentemente sofrem na Irlanda e na Europa em geral, esses dias me dei de cara com uma mensagem deixada por uma au pair no grupo do facebook "Classificados Dublin":

Preciso compartilhar, já que eu conheço muita menina aqui que quer ser au pair: sexta-feia eu fui na festinha de formatura na creche que o menino que eu cuido estuda. É uma creche super elitizada, e uma mãe estava reclamando da au pair austríaca dela por X motivos, quando uma outra mãe disse "Você deveria tentar uma au pair brasileira!! Elas são ótimas, cuidam bem das crianças, fazem todo serviço de casa sem reclamar, trabalham a mais e não ligam muito para horário ou final de semana, e ainda ficam feliz com METADE do que eu costumava pagar para as au pair aqui da Europa!!! E elas não vão embora por qualquer coisa, já que estão muito longe de casa."

Todo cuidado é pouco. Sabemos que existem brasileiros precisando de dinheiro em toda a Europa e fora dela também, mas precisamos reconhecer nossos direitos, nossos valores e o valor da nossa profissão, por mais que ela seja subemprego, pois todas as profissões são importantes e devem ser respeitadas.
Para quem ainda não sabe, a média salarial de uma au pair na Irlanda é de 100 euros por semana, mas caso você tenha que cuidar de 3 crianças ou mais, fazer hora extra ou outros serviços que não são responsabilidade da au pair, deve ganhar mais do que os 100 euros por semana.
O problema de nós nos sujeitarmos a ganhar 90 ou 100 euros por semana pra trabalhar bastante, faz com que anuncios com vagas para au pair que pagam 80 ou 70 euros por semana apareçam nos sites, o que desvaloriza não só a profissão como a gente também.
Bem, a dica está dada. É melhor voltar pro Brasil do que ficar trabalhando fora dele igual um escravo.
Até o próximo post gente.
Beijos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...