1.2.13

Você sabia que o salário minimo europeu pode chegar a ser 6x mais alto do que o brasileiro?




Hoje eu vou falar (ou reclamar) de algo que muitos cidadãs brasileiros ainda não sabem.
Sim, só quem viaja, conhece alguém que já viajou, ou gosta de se manter informado, ouve falar que nos paises de primeiro mundo (ou continentes, como a Europa) o salário mínimo é muito mais alto do que no Brasil. O salário minimo europeu (em paises como Luxemburgo ou Irlanda) pode chegar a ser 6x mais alto do que o nosso.
Mas o que eu quero dizer com tudo isso?
Sabe a sua empregada? Sim, você que é meio preguiçoso (ou ocupado mesmo) que contrata uma moça para limpar a sua casa, saiba que essa moça também tem que pagar conta de luz, agua, telefone, alimentos e também precisa ter um dinheiro extra para comprar roupas e gastar no fim de semana. Sem falar que, se essa moça tem familia e um filho para cuidar, essa criança merece ter uma vida diga, e não ser tratada como apenas mais uma pobre criança brasileira. Deixa eu te contar uma coisa: todas as mulheres gostam de comprar roupas e sair no fim de semana, não é só você não, a sua empregada também!
E todas as pessoas tem o direito de ganhar um salário suficiente para gastarem nos dias de folga (tendo ensino superior ou não)!
E você, que é dono de uma empresa, lucra bastante no verão, já pensou em aumentar o salário dos seus empregados, nem que seja só na temporada? Afinal, sem eles, o que seria da sua empresa?
O que estou falando aqui é sério, a desigualdade brasileira é um problema que já vem da época da escravidão, mas agora estamos no século 21, e isso precisa mudar. Mas nós precisamos mudar antes.
O Brasil é um pais maravilhoso, abençoado, com um clima ensolarado que favorece a vida, a floresta e os animais, com muita gente linda, feliz, sorridente, trabalhadora, que me fazem ter orgulho por ter nascido nesse pais e poder dizer que sou brasileira, e não inglesa, francesa, americana ou qualquer outra nacionalidade que exista. Mas existe uma coisa muito triste no Brasil, chamada desigualdade social.
De longe podemos saber quem é rico ou pobre no Brasil, qual bairro ou casa é pobre e qual é rica, diferente da Europa, aonde todos tem os mesmos direitos e a pobreza ou riqueza estão meio que camufladas.
Na verdade, a pobreza da Europa seria considerada classe média no Brasil. Por que o salário minino por hora na Irlanda é 8,65 euros (que é +- 26 reais) por hora e no Brasil 4,0 reais por hora.
E se viver em paises como Luxemburgo ou Irlanda fosse muito mais caro do que o Brasil, até poderiamos entender o motivo de o salário minimo desses paises ser muito mais alto, mas eu vivi na Irlanda e posso garantir a vocês que vivendo na Irlanda você gasta o mesmo que gastaria no Brasil com aluguel, contas e alimentos. Dublin é uma cidade mais cara, mas São Paulo se supera, é claro.

Vergonha? Sim, é isso que devemos sentir. Pais rico? Só na cabeça da Dilma.
O que temos que fazer? Reclamar, comentar com os outros, manter as pessoas cientes de que esse pais precisa de uma grande mudança.
Até mais gente.
Beijos


9 comentários:

  1. Respostas
    1. valeu :) fico mt feliz quando leio comentários assim

      Excluir
    2. Não tem sentido sua postagem, não que os patrões não queiram pagar mais aos funcionários mas o brasil é o país que mais cobra impostos... dinheiro não nasce em arvore, a única relação que um patrão tem com o funcionário que seria o contrato de emprego não tem nada a ver com a vida pessoal.
      eu acho que as pessoas devem tomar decisões antes de fazerem coisas na vida.. ta cheio de mães solteiras trabalhando de empregada domestica ganhando uma merreca por ai e se quem sabe não tivesse engravidado na hora errada hoje em dia teriam dinheiro para pagar um curso ou algo que lhe trouxesse um rendimento financeiro no futuro para ela e sua família.
      não que eu seja contra ter filhos mas colocar um filho no mundo na hora errada é ruim para a mãe e principalmente para o filho.



      Esses países europeus com salário minimo alto tem "vida boa" por causa da CULTURA deles, o brasil esta em 6° de RIQUEZA e porque esses países mais pobres em valor de dinheiro do que o brasil tem o salário melhor? Porque eles tem menos dinheiro mas sabem organiza-lo e isso os torna países de primeiro mundo.
      Excluindo o Portugal (crise), Grecia (25% de desempregados) e Espanha (crise)...


      E esses outros paísezinhos tipo china (o PAÍS é rico mas polui muito e a POPULAÇÃO é pobre),chile,mexico.. etc
      Podem ter a quantidade de dinheiro AAAAAAAAAAALTO mas o valor dele convertido para as principais moedas é baixo.

      Excluir
  2. Na verdade aqui no Brasil, tem muita gente que se pudesse não pagaria nem salário para seus funcionários. O desejo deles é que todo mundo fosse escravo pra trabalhar de graça. Mas na hora de reclamar do funcionário, reclamam de tudo, mas vai ver se dão algum incentivo. E pra Dilma é um país rico, né já que ela gasta o nosso dinheiro, andando de avião pra lá e pra cá, comendo do bom e do melhor. Bjus!!!

    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Mas nao esquece que tudo na Europa é mais caro, mas se for comparar com o Brasil, 10 a 0 para Europa, por mais que a gente pague emposto ou aluguel caro, a gente tem uma vida diguina e somos iguais todos aqui, claro que nao podemos comprar ferrari ou outros carros de luxo, mas se para quem nasce aquie tem familia e mora com os pais, esse sim tem uma vida melhor que qualquer playboy do Brasil. e aqui na europa é proibido estudar e trabalhar tempo completo como no Brasil, e formaçoes e faculdades são gratuitas, as vezes só paga uma taxa por ano que em um dia de trabalhao pode ser paga.
    Pena que o Brasil nao é assim,a gente fala e comenta em blogs de mais, mas nunca fazemos uma revolução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tudo mais caro que no brasil?
      também não é assim né
      no reino unido e na irlanda o preço das roupas, acessorios, carros, pra entrar em uma festa ou assistir a um show é muito mais barato.
      é claro que comida, bebida alcoolica e transporte na europa é mais caro (sendo mais eficiente também). tudo tem seu lado, no final das contas gasta-se mais para viver na europa do que no brasi, mas a qualidade de vida na europa não se compara com a do brasil, por que é outro nivel.

      Excluir
  4. /parei de ler no cidadães!

    ResponderExcluir
  5. NEM TUDO NA EUROPA E MAIS CARO,ROUPA,COMIDA E PRINCIPALMENT ELETRO-ELETRONICO,CARROS SÃO MAIS BARATO DO UE NO BRASIL,SIMPLESMENTE PORUE PAGAMOS IMPOSTOS ASTRONOMICOS.

    ResponderExcluir
  6. NEM TUDO NA EUROPA E MAIS CARO,ROUPA,COMIDA E PRINCIPALMENT ELETRO-ELETRONICO,CARROS SÃO MAIS BARATO DO UE NO BRASIL,SIMPLESMENTE PORUE PAGAMOS IMPOSTOS ASTRONOMICOS.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...