1.1.13

Dirigir na Irlanda


 Se eu tivesse dinheiro, provavelmente iria aprender a dirigir aqui na Irlanda. Mas sei que muitos brasileiros aqui na Irlanda tem mais de 25 anos, já tem ou tiveram carro no Brasil, já moram aqui a algum tempo, querem e precisam dirigir aqui na Irlanda. Infelizmente, brasileiros que possuem carteira de habilitação no Brasil só podem dirigir por o periodo de 1 ano na Irlanda com a carteira brasileira, e depois precisam fazer 2 testes: um teorico e outro prático.


Como fazer o processo

Primeiro, você entra nesse site: www.dtts.ie
Você recebe a habilitação provisória chamada "learner permit" se você passar no teste de teoria e de visão. Esse teste de teoria custa 45 euros e dura 40 minutos, e pode ser feito no Grand Mill Quay na Barrow Street. Essa licensa provisoria dura 2 anos para os  estrangeiros.

Após ter passado no teste de teoria, você precisa fazer o outro chamado "eyesight report" em uma ótica (que custa em torno de 15 euros). Não conhece nenhuma otica em Dublin? www.supersaversopticians.ie. Achei essa na internet.
Você recebera um certificado do seu teste teorico e precisa leva-lo junto com seu passaporte, PPS e duas fotos 3.5cm a uma biblioteca publica ou policia na Irlanda e preencher um formulario para solicitar o seu "learner permit".
Foto do formulario:


Após fazer tudo isso, você precisa ir ao Motor Tax Office, entregar o formulario, todos os documentos acima e pagar uma taxa de 15 euros. Endereço do local:

Block B
Blackhall Walk
Queen Street
Dublin 7

Se você não tem habilitação no Brasil não se preocupe pois o processo é o mesmo. Você tem aulas para a prova pratica, mas saiba que o valor é um pouquinho alto, rs. Esse sistema é doido, por que ano passado se você não quisesse ter aulas para aprender a dirigir, ninguém iria te obrigar.

Após fazer a prova prática, se você for aprovado, recebera a carteira de motorista permanente. Se você já sabe dirigir e quer ter a carteira de motorista permanente (driver license) por que pretende morar na Irlanda por mais de 2 anos, você pode se informar no mesmo local aonde você solicita a "learner permit".

Fonte: http://www.vidanairlanda.com/2012/07/imigrando-dirigir-na-irlanda.html


10 comentários:

  1. Olá, desejo que seu ano comece repleto de ralizações. É tão interessante as coisas que você escreve deste país, eu fico curiosa só de ler. Espero um dia sair do brasil e conhecer, quem sabe né?

    http://simples-e-agradavel-bloog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que massa, pena que só pode por um ano mt chato isso, mais dirigir ai deve ser lindo!

    ianapaulinhaaaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. mt comédia a imagem do rato kkk. Irlanda. Hmmm deve ser mtmtmt lindo *-* Que burocracia heeein. Eu acho q auto escola deveria ser universal. u.u'' Oxi. No máximo que podiam fazer, era uma prova prática.
    sapatilhadecristal.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. nossa,vc me ajudou bastante! mt obrigada
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Passando rapidinho só pra dizer que o blog já voltou a ativa \õ/
    Feliz 2013, linda!

    Bjinhos ;*
    Pâm

    ResponderExcluir
  6. Ainda falta tempo para dirigir heh
    beijs
    blog-cereja.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. ótimo texto, achei mt util pra qm mora na irlanda. parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Achei bem mais barato que no Brasil, quando tirei minha CNH foi bem mais de R$1.000,00!
    Acho que se forem apenas essas taxas que você citou, sai mais em conta ai! rs

    Beijos!

    www.achochic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. e com a habilitacao brasileira chegando ai eu posso alugar um carro de boa???

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...