26.9.12

Palavrinhas mágicas na Europa: como usá-las





Olá leitores e leitoras! Como vocês perceberam o Martina nas Viagens está de cara nova. O que vocês acharam da mudança? O motivo para o modelo ter mudado foi o tédio, rs. E também por que mudar é sempre bom.

Agora mudando de assunto... Um dia em Dublin na sala de aula o professor nos deu exercicios para treinar as palavrinhas mágicas e corrigir as frases que precisavam delas. Muitos brasileiros erraram (não usaram as palavrinhas) e o professor irlandes só deu risada (isso é engraçado mas também meio vergonhoso, né?!)

Então, pra dar um help para vocês que moram na Europa (não importa qual pais), hoje eu vou falar sobre como ser educado. Por que aqui nesse continente (e também nos outros paises como Estados Unidos, Canada, Australia e etc) educação é simplesmente tudo.

Chegando aqui na Irlanda ou Reino Unido você repara que muitos vendedores, balconistas e pessoas que trabalham em geral não fazem questão de exibir o menor e mais mixuruca sorriso, por mais que você sorria.

E é assim mesmo, isso não significa que eles estão sendo rudes, se eles dizem "thank you", "please", "sorry" ou "excuse me".
Pra quem ainda não sabe muito bem como usar as palavrinhas mágicas e fica meio perdido as vezes, percebendo que deixou alguem na rua meio ofendido, eu vou dar algumas dicas.

  • Se você está caminhando e de repente alguem diz "excuse me" você em seguida responde "sorry" e dá espaço para pessoa passar;
  • Se você está em uma loja e o seu cartão não quer funcionar, você desistiu de comprar algum item, esqueceu o troco ou algo que interfira o processo normal de compra no caixa, diga "sorry";
  • Se você tentou dividir o espaço em uma escada pequena com algum europeu, e por mais que tinha espaço na escada, o gringo pensou: "apertado de mais pra mim" e resolveu te dar espaço para passar, diga "thanks". Se ele disse "sorry" diga "sorry" também;
  • Se alguém fez alguma gentileza como abrir porta, alcançar algum objeto, entregar algum objeto, deixar você passar na frente, te dar troco, não importa quem seja, diga "thanks";
  • Se esbarrar com alguem no shopping ou na rua, mesmo que não chegue a tocar na pessoa, diga "sorry";
  • Se tossiu, diga "excuse me" (sim, é estranho mas é o que eles sempre dizem); 
  • Se você quer perguntar algo para um desconhecido na rua, diga "excuse me" antes e JAMAIS cutuque;

Não se esqueça de que ir ao Burger King e falar: "I want one hamburguer" é grosseria para eles. Aqui qualquer frase que começa com "I want" dá aos irlandeses e ingleses a impressão de que você está fazendo uma ordem e não um pedido. O certo é "Can I have one hamburguer?" ou "I would like one hamburguer".  


Gostaram do post? Quem mora na Europa vai seguir as minhas dicas acima? E quem vai para Europa já esta preparado? Espero que sim!

Beijos


13 comentários:

  1. ADOREI AS DICAS!!!!

    Beijo,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  2. dicas muito uteis pra quem ta fazendo intercambio
    adoro seu blog guria
    beijinhos

    :*

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante isso. É engraçado ver como vários brasileiros não são muito 'educados'. Acredite ou não, eu ajo desse jeito no meu dia a dia e não consigo agir diferente... Minha mãe deve ter me dado um intensivo de boas maneiras quando eu era criança, só pode! Haha

    Adorei o post ;)

    http://maxinsano.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Muito show o novo visual do blog! Gostei demais.^^

    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  5. boas dicas, eu por acaso gostava mais do look antigo porque este é um pouco escuro.
    Muito obrigada por seu comentário no meu blog :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sério? :\
      q pena.. eu tava enjoada daquele layout
      de nada
      bjs

      Excluir
  6. 3 anos ou mais ihihih , teu blog tambem é muito engraçado :) adorei

    ResponderExcluir
  7. Estou feliz, só não sabia o que era thanks, como não pensei, é a abreviação de thank you...

    ResponderExcluir
  8. Nossa, eu não sabia que o i want soava tão mal.acabo dedescobrir que eu seria uma gossa rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkk eh foda
      me senti um cavalo qndo recem cheguei aqui. td mundo me olhava estranho por causa disso!

      Excluir
  9. Nossa, ameeeeei as dicas e pra mim que comecei a fazer curso de inglês, já aprendi um piuquinho com você HAHA³

    Sobre o layout, não me leve a mal, mas gostava mais do anterior!

    Bjinhos ;*
    Pâm

    ResponderExcluir
  10. adooooro seu blog Martina
    parabéns pelo post e tds os outros q são mt bons e com bastante conteudo.
    beijos

    ResponderExcluir
  11. very good I liked of your blog, congratulation!!! see you later!
    kisses.

    Embarco no dia 05/04/2013 para Dublin

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...