30.9.12

Entrevista com uma intercambista brasileira nos Estados Unidos


Oi gente. Como vão vocês?
Hoje eu entrevistei uma professora de inglês que morou nos Estados Unidos em 2006. O nome dela é Carol Gomes, tem 32 anos e atualmente mora na Irlanda.
Agora vamos as perguntas:



Quando e como você foi pros estados unidos?

Fui em fevereiro de 2006, sozinha, para morar em casa de família sendo au pair.

Da onde surgiu a ideia de morar nos EUA?

Decidi ir pra, primeiramente, aprimorar meu inglês. Pesquisei na internet as possibilidades de passar um tempo lá e vi que ser au pair era a melhor maneira.

Quanto tempo você morou lá?

 Ia ficar apenas um ano, mas gostei muito e resolvi ficar mais um ano. Morei lá 2 anos.

Em que cidade e estado você morou?

Primeiro morei em East Greenwich, em Road Island por seis meses. Depois mudei de família e fui para Cresskill, em New Jersey.

Com que tipo de visto voce foi para lá?

Fui com o J1 - visto de estudante.

O que você achou dos americanos?

A minha impressão sobre os americanos mudou muito. Achava que eram pessoas frias e prepotentes. Mas são pessoas educadas, simpáticas e amigáveis. Um pouco prepotentes, sim, não sabem além de si mesmos, mas também são alegres e divertidos.


Com que nivel de inglês você chegou nos EUA?

Meu nível de inglês quando cheguei lá era "conversável": eu entendia praticamente tudo o que os outros diziam e conseguia me comunicar bem. No começo ficava totalmente frustrada pois consegui apenas dizer o necessário, não conseguia expressar com as palavras corretas exatamente o que queria transmitir. Mas, claro, melhorou com o tempo e no final eu só conseguia pensar em inglês.


O que você aprendeu no seu intercambio?

Além de aprender que os americanos não são tão auto-centralizados como pensamos, estar tão longe do meu país me fez ter a sensação de que o resto do mundo é acessível, que, apesar de ter culturas diferentes, somos todos iguais. E claro, todo aquele processo de amadurecimento que acontece ao estar longe de casa, de estar "sozinha", sem o conforto dos amigos próximos e família, de ter que tomar decisões sem ter que estar sempre consultando alguém. Até um auto-conhecimento.

Do que você menos gostou nos Estados Unidos?

O que eu menos gostei é difícil dizer por que eu tive uma experiência muito boa. A comida não é boa, eles não sabem temperar, tem muito enlatado. E acho que, sem perceber, rola uma certa lavagem cerebral sobre qualquer coisa. Eu voltei de lá psica por reciclagem; não pensava em outra coisa e queria influenciar todos ao meu redor. Depois de algum tempo no Brasil, isso passou e eu voltei ao normal, rs.

E do que você mais gostou?

O que eu mais gostei foi de ver de perto tudo que se vê nos filmes americanos, nunca havia visto nada nada daquilo, mas era tudo muito familiar; parece que vc está no centro de tudo, onde tudo acontece. O fato de frequentar Nova Iorque também ajudou muito.


Obrigada pela entrevista Carol. Beijos e volte sempre no Martina nas Viagens.

13 comentários:

  1. Que legal, um dia penso em fazer intercambio! (:
    ~ Beijinhos,
    Bruh
    #Garota da Lua

    ResponderExcluir
  2. Bem legal a entrevista, adorei.

    xoxo
    http://chovendoalgodaodoce.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. adorei a entrevista Martina
    e as fotos da Carol ficaram bem legais também (:
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Hum, legal a entrevista, o Estados Unidos é um pais muito bonito, pretendo um dia fazer intercâmbio, no caso para a França. Kiss e da próxima vez você comente sobre o post, ok?!

    Sweet Teen

    ResponderExcluir
  5. interesting interview. i liked it :)

    ResponderExcluir
  6. Deve ser bem legal lá' pretendo visitar!



    rockdeverdadeeatitude.blogspot.com/ bj

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Meu sonho é morar em NY! *----*
    Adorei a entrevista e acredito que a experiência de morar lá deve ser única.
    Gostei mesmo da entrevista.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  8. Muito legal a entrevista! Tudo bem que você mora na Irlanda e eu sou louca pela Irlanda, mas acho que não tem lugar melhor pra se morar do que nos EUA. É uma experiencia maravilhosa e surreal.
    Beijos, adorei o blog!

    ResponderExcluir
  9. Olá!!

    Achei bem divertida a ideia do seu blog! Parabéns! :)
    Creio que quase todo brasileiro tem uma vontade monstra de sair do país... mesmo que seja apenas a passeio. -rs
    Bem divertida a entrevista, muito legal ele destacar essa parte do choque de culturas, quando podemos ver o que realmente existe e o que é apenas mito, né?!

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aqui na Irlanda, pelo menos cmg senti o grande choque cultural. mas isso depende do pais e das pessoas q conhecemos dentro dele, varia muito...
      bjs

      Excluir
  10. Legal a entrevista! Ela é sortuda, hein?!
    Depois de ler, fiquei com vontade de fazer intercâmbio '-'
    Muito legal!
    Adorei, Beeijos e fique com Deus!
    Post novo no blog, já viu??
    Batom De Framboesa

    ResponderExcluir
  11. Olá! Conheça o blog www.desenhuras.blogspot.com. Um blog dedicado a divulgação da produção teórica e prática em desenho. Nele, vc encontra e-books, e-comics, textos, eventos e dicas sobre desenho e quadrinhos.

    Grato.

    ResponderExcluir
  12. Nossa q legal a entrevista.
    Morro de vontade de morar nos Estados Unidos, quem sabe um dia :)
    Bjos e sucesso.

    http://gabyperes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...