21.8.12

Paises de "primeiro mundo" X Brasil


Educação: todas as crianças vão a escola pública, a não ser que os pais sejam realmente muito ricos e decidam pagar uma escola particular. No Brasil não.

Faculdade: não existe vestibular, o que existe são as notas escolares dos ultimos anos. Para estudar na faculdade pública, basta pagar uma taxa por ano (que é diferente em cada pais, mas geralmente é bem mais barata do que a faculdade particular no Brasil paga por ano). Todos os pais que tem emprego (mesmo um emprego ruim rs) conseguem pagar essa taxa para os filhos, e se eles estão desempregados o governo paga a faculdade e a acomodação para o aluno. A faculdade particular é realmente muuuito cara nos paises de primeiro mundo.

Saude: todo mundo vai aos hospitais públicos, por que hospital particular, assim como escola e faculdade particular, é só pra quem é muito rico no "primeiro mundo".

Crianças: toda mãe na Irlanda ganha um salário minimo por mês do governo até a criança completar 18 anos. No Brasil, a criança pobre é sujeita a passar fome e frio.

Trabalho: uma faxineira na Irlanda pode ganhar mais do que uma professora no Brasil. Os salários são realmente muito melhores.

Organização: as ruas, as estradas, os lugares e mesmo as areas "pobres" (aonde moram as pessoas que são sustentadas pelo governo) são organizadas no "primeiro mundo". No Brasil só aonde existem pessoas ricas, existem ruas boas.

Respeito: aqui o negócio é, cada um cuida da sua vida. Encarar os outros é muito rude, apontar, é uma coisa que não existe. Caras não olham pras mulheres, e nem assoviam ou qualquer besteira do tipo.

Preço: coisas que precisamos para sobreviver como roupas, carro, casa e comida, podemos encontrar muito barato aqui.

O maior problema do "primeiro mundo" é o preconceito contra estrangeiros e a exclusão deles. Muito mais dificil ingressar em uma faculdade, conseguir um emprego, conseguir um visto de trabalho na Europa do que pra um estrangeiro no Brasil. FATO.


5 comentários:

  1. Concordo em gênero, número e grau! E adorei a ilustração!

    Muito obrigada! O layout foi eu mesma quem fez.. XD

    Bjinhos!

    http://un-necessary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essas informações, a maioria eu já conhecia por ter estudado inglês por 6 longos anos e acabei aprendendo muito sobre a história, educação e economia de diversos países. Infelizmente não cheguei a sair da terrinha verde e amarelo, e acho que nunca vou sair pois tenho pavor de avião. Te desejo sucesso nessa experiência, são oportunidades que a vida oferece e precisam ser agarradas com todas as forças. Sucesso sempre pra ti. Estou te seguindo, se gostar segue o meu. bjs
    http://www.blogdapreta.com.br

    ResponderExcluir
  3. muito bom esse post!
    gostei

    ResponderExcluir
  4. O que seria mais interessante ter por aqui seria coisas básicas baratas, o que pelo tu me disse tem de montão por ai, aqui o mais barato possível geralmente não é tão barato assim :P
    mas continua escrevendo ai, é legal ler ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem coisas que são mais baratas no Brasil também. Pão cassetinho, miojo, gasolina (apesar de continuar sendo cara, é muito mais barata que a gasolina daqui)... e por aí vai, o resto não lembro agora

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...